site

  Intranet | Webmail | Mapa do Site | Ficha Técnica

Domingo, 19 de Fevereiro de 2017


Página Oficial da Freguesia do Coentral


Página Oficial da Freguesia de Castanheira de Pera




  Início » Turismo e Lazer » Museus » Casa do Tempo  Voltar  


:. C A S A   D O   T E M P O .:
(Posto de Turismo)


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de CastCasa do Tempo em Castanheira de Peraanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.
Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

O edifício, da autoria do Arquitecto Paulo Pedroso, é composto por duas salas apartadas pelo espaço de recepção, as quais procuram reproduzir uma noção de tempo, nomeadamente através de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado e futuro, justificando-se assim o nome atribuído a este espaço museológico.

A primeira sala alberga a exposição permanente, dedicada ao jornal local O Castanheirense e num plano mais abrangente, à Tipografia. Por seu lado, a sala 2, denominada sala de exposições temporárias, visa ser palco de diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.

:: Exposição ::  
 



Num mês em que pelo mundo inteiro se assinala o Dia Internacional dos Museus e em que os espaços de cultura e saber estão em festa, a Casa do Tempo procura também associar-se a esta efeméride e abrir as suas portas a uma exposição que conta com a presença de Luís Filipe Catarino, um profissional da fotografia que se destaca quer pelo trabalho que tem desenvolvido para vários jornais nacionais quer pelo facto de ser o fotógrafo oficial do Presidente da República.

Pegando na sua paixão pela fotografia, Luís Catarino estará em Castanheira de Pera para nos mostrar as suas «Impressões do Oeste» e relatar-nos a inesquecível aventura que viveu na Austrália Ocidental. De Perth até Darwin, Luís Catarino pode concretizar aquela que era uma das suas viagens de sonho e, durante três semanas, não dispensou qualquer oportunidade para registar as descobertas que surgiam a cada novo olhar. Sempre acompanhado pela máquina fotográfica, este fotógrafo foi disparando o botão e construindo um conjunto de imagens que particularizaram a sua passagem pela terra dos cangurus. Cheias de brilho e cor, as suas fotografias fixam momentos mágicos que nos transportam para uma viagem onde nos cruzamos com a cidade de Sydney, com os arranha-céus de Perth, com as praias da Shark Bay, com as árvores gigantescas de Denmark, com os comboios de Port Hedland, com o Parque Nacional de Purnululu, com o Parque Nacional de Kakudu e até com a expressão de alguém que por ali vive ou passa.

Com o seu olhar atento de fotógrafo, Luís Catarino acaba por nos guiar por um país, uma cultura, um povo com hábitos e costumes próprios e, de fotografia em fotografia, coloca-nos num cenário singular que não deixa ninguém indiferente. Afinal, quantos de nós também não gostaríamos de ir à Austrália, quantos de nós não ficaríamos deslumbrados com o Namburg National Park e com os seus milhares de pináculos calcários, quantos de nós não ficaríamos estarrecidos com as «karri» (terceira espécie de árvores mais altas do mundo), quantos de nós não ficaríamos deliciados com os golfinhos que todas as manhãs aparecem na Monkey Mia, quantos de nós não gostaríamos de subir ao topo da Ubirr Rock e assistir ao pôr-do-sol em Darwin…

Composta por 35 maravilhosas fotografias, esta exposição apaixona-nos com toda a sua beleza e detalhe. É um ensaio fotográfico que conjuga na perfeição o prazer de viajar com a prática de fotografar e que incita a que siga a nossa proposta para que visite a Casa do Tempo de 10 a 27 de Maio, nomeadamente de Terça a Sexta das 10h00 às 19h00 ou ainda aos Fins-de-Semana e Feriados das 10h00 às 13h00 – 14h00 às 18h00.


Luís Filipe Catarino
 Nascido em 1971, Luís Filipe Catarino tem uma paixão especial pela fotografia e, enquanto fotojornalista, já desenvolveu actividade em diversos jornais nacionais, nomeadamente o Expresso, onde fazia a cobertura de assuntos políticos, sociais, desportivos e também conflitos como foi o caso da crise em Timor-Leste e a guerra civil na Guiné-Bissau. Em 2000, passa a ser fotógrafo e editor de fotografia da revista Volta ao Mundo e, durante cinco anos, o seu olhar centrou-se particularmente nas viagens que fez a países como a Nova Zelândia, Panamá, Moçambique, Dubai, Tailândia, entre outros.

Entretanto, em 2005, Luís Catarino decidiu direccionar a sua atenção para outros projectos e, neste momento, além do trabalho que desempenha como fotógrafo oficial do Presidente da República, está também ligado à 4SEE, uma agência fotográfica que fundou com o objectivo de realçar a importância da fotografia como veículo de comunicação e de valorizar o fotojornalismo português no panorama mundial.

Para Luís Catarino a fotografia é uma espécie de «janela de observação» da sociedade onde ele próprio se movimenta e, de câmara na mão, procura registar os factos ou situações que por vezes nos passam desapercebidos e que merecem um momento de reflexão de cada um de nós. A máquina fotográfica ajuda-o a reter instantes que considera singulares e o seu fascínio pela fotografia reafirmase a cada novo sonho, projecto ou viagem.

Assim sendo e, perseguindo o desejo que tinha de visitar a Austrália Ocidental, Luís Catarino fez as malas e aventurou-se a percorrer os cerca de 4500km que o levariam de Perth até Darwin. Pelo caminho, pode deslumbrar-se com a beleza das florestas tropicais, com a quietude das praias ou com exuberância dos desertos e, entre as muitas histórias e recordações que guarda da terra dos cangurus, encontra-se também uma vasta colecção de fotografias que serve agora de base a uma mostra fotográfica que tem vindo a exibir em várias salas do país e que sugestivamente intitulou «Impressões do Oeste». São dezenas de imagens espontâneas e emocionantes que, com o seu aparente silêncio, colocam em evidência o contacto com a cultura, pessoas e paisagens australianas e que resumem o concretizar de mais um sonho de Luís Catarino.

Exposições Anteriores

------

:: Contactos ::
Casa do Tempo
Rua Dr. José Fernandes de Carvalho
3280-039 Castanheira de Pera

Tel.: 236 432 799
E-mail: casadotempo@praiadasrocas.com


:: Horário ::
Terça a Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(excepto feriado de Natal e de Passagem de ano)

 

Última Actualização: dezembro de 2016



.: O Tempo :.
.: PDM :.

Click para entrar

 
.: Praia das Rocas :.

Click para entrar no Site Oficial da Praia das Rocas

.: Parque de Estacionamento
e Área de Serviço para Autocaravanas :.
Saiba Mais
.: Votação :.
Em 2016 pensa visitar Castanheira de Pera ?
Sim
Não
Ainda não sei

votações anteriores
.: Ligações :.
Directório de Empresas
Ligações Institucionais
Mapa do Portal do Município
.: Casa do Tempo :.

Mais exposições
.: Portugal sem fogos :.
.: Rede Wireless :.
.: EDITAL - FORNECIMENTO DE ÁGUA :.

FORNECIMENTO DE ÁGUA - RESTITUIÇÃO DE CAUÇÕES

.: CENSOS 2011 :.

Censos 2011

.: Compras Públicas :.

Compras Públicas

.: PmatE :.

Iniciativa Emprego 2010

.: Recrutamento :.

Recrutamento Marinha

.: SOS CRIANÇA :.

LIGA 116111
Gratuito
Anonimo
e Confidencial

2ª a 6ª f das 9h as 19h
soscrianca@iacrianca.pt

.: PORTAL SNS :.

PORTAL SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

 




     
© 2006 - 2017 Município de Castanheira de Pera - Todos os Direitos Reservados
Optimizado para N 7.2+ e IE 6+ a uma resolução mínima de 800 X 600