site

  Intranet | Webmail | Mapa do Site | Ficha Técnica

Domingo, 19 de Fevereiro de 2017


Página Oficial da Freguesia do Coentral


Página Oficial da Freguesia de Castanheira de Pera




  Início » Turismo e Lazer » Museus » Casa do Tempo  Voltar  


:. C A S A   D O   T E M P O .:
(Posto de Turismo)


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de CastCasa do Tempo em Castanheira de Peraanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.
Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

O edifício, da autoria do Arquitecto Paulo Pedroso, é composto por duas salas apartadas pelo espaço de recepção, as quais procuram reproduzir uma noção de tempo, nomeadamente através de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado e futuro, justificando-se assim o nome atribuído a este espaço museológico.

A primeira sala alberga a exposição permanente, dedicada ao jornal local O Castanheirense e num plano mais abrangente, à Tipografia. Por seu lado, a sala 2, denominada sala de exposições temporárias, visa ser palco de diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.

:: Exposição ::  
 

PAULA PEREIRA

Natural de Pedrógão Grande, concelho onde nasceu em 1966, Paula Pereira mudou-se para Castanheira de Pera há mais de vinte anos e é nesta localidade que, ainda hoje, mantém a sua residência e desenvolve a sua actividade profissional junto da Cercicaper.

Quanto à sua ligação às artes, pode-se dizer que Paula sempre teve um interesse particular pelos trabalhos manuais e, por isso, não levou muito tempo para que também se deixasse embarcar nessa aventura. Ao início, começou por ensaiar algumas ideias por sua própria iniciativa mas, em 1991, considerou pertinente frequentar um curso de Artes Decorativas. Os conhecimentos adquiridos permitiram-lhe avançar para outras práticas de decoração e concretizar uma série de experiências que habilmente misturam técnicas e suportes multifacetados. De trabalho em trabalho, Paula foi-se entregando cada vez mais à sua paixão e, ao longo da sua trajectória artística, já teve oportunidade de participar em várias exposições ligadas à área do artesanato e de dirigir um curso de artes decorativas promovido pelo Centro Comunitário de Castanheira de Pera no ano de 2003.

As artes decorativas fazem parte do quotidiano de Paula Pereira e, o incentivo que recebe por parte de quem conhece a sua arte, levam-na a prosseguir a sua aptidão e a investir na criação de trabalhos que valorizem uma das actividades que maior satisfação lhe dá fazer.

SANDRA DINIS

Nascida em Coimbra no ano de 1975, Sandra Dinis é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto e, a par da actividade que desenvolve como Técnica de Serviço Social, procura ainda arranjar tempo para se dedicar à execução de diversos trabalhos de carácter decorativo.

A paixão pelo artesanato e pelas artes manuais acompanham-na desde a sua juventude e as experiências realizadas nos tempos da escola preparatória incitaram-na a seguir o seu talento. Passo a passo, Sandra Dinis foi explorando a sua habilidade e, embora o ponto cruz seja uma das técnicas que mais aprecia, a curiosidade e interesse pelas artes decorativas não a deixaram ficar alheia às novidades que iam surgindo neste domínio. Sandra sentiu-se tentada a experimentar outras formas de expressão artística e, entre o ponto cruz, o crochet, a pintura em tecido, gesso, vidro ou tela, ela descobriu também o prazer que é transformar um simples pedaço de tecido ou uma caixa de madeira numa peça cheia de pormenor, cor, e brilho.

A partir de ideias que vão surgindo daqui e dali, Sandra Dinis tem conseguido criar um leque de sugestões diversificado e, agora, é chegado o momento de mostrar ao público o resultado do trabalho que tem vindo a realizar nesta sua incursão pelo mundo das artes decorativas.

Exposições Anteriores

------

:: Contactos ::
Casa do Tempo
Rua Dr. José Fernandes de Carvalho
3280-039 Castanheira de Pera

Tel.: 236 432 799
E-mail: casadotempo@praiadasrocas.com


:: Horário ::
Terça a Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(excepto feriado de Natal e de Passagem de ano)

 

Última Actualização: dezembro de 2016



.: O Tempo :.
.: PDM :.

Click para entrar

 
.: Praia das Rocas :.

Click para entrar no Site Oficial da Praia das Rocas

.: Parque de Estacionamento
e Área de Serviço para Autocaravanas :.
Saiba Mais
.: Votação :.
Em 2016 pensa visitar Castanheira de Pera ?
Sim
Não
Ainda não sei

votações anteriores
.: Ligações :.
Directório de Empresas
Ligações Institucionais
Mapa do Portal do Município
.: Casa do Tempo :.

Mais exposições
.: Portugal sem fogos :.
.: Rede Wireless :.
.: EDITAL - FORNECIMENTO DE ÁGUA :.

FORNECIMENTO DE ÁGUA - RESTITUIÇÃO DE CAUÇÕES

.: CENSOS 2011 :.

Censos 2011

.: Compras Públicas :.

Compras Públicas

.: PmatE :.

Iniciativa Emprego 2010

.: Recrutamento :.

Recrutamento Marinha

.: SOS CRIANÇA :.

LIGA 116111
Gratuito
Anonimo
e Confidencial

2ª a 6ª f das 9h as 19h
soscrianca@iacrianca.pt

.: PORTAL SNS :.

PORTAL SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

 




     
© 2006 - 2017 Município de Castanheira de Pera - Todos os Direitos Reservados
Optimizado para N 7.2+ e IE 6+ a uma resolução mínima de 800 X 600