Biblioteca será realidade !
Finalmente Castanheira de Pera terá dentro de algum tempo a sua nova Biblioteca Municipal.
Foi aprovado recentemente pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas no âmbito do Programa de Apoio As Bibliotecas Municipais 2000, o projecto para construção da nova biblioteca que irá dotar o concelho de um espaço cultural e de lazer da maior importância.
A funcionar desde 1986 em instalações precárias, inicialmente numa sala do edifício da Câmara Municipal e mais tarde instalada na Casa Bissaia Barreto , a Biblioteca tem vindo ao longo destes anos todos a servir uma população primordialmente estudantil, não só do nosso concelho mas também dos concelhos vizinhos.
É mais que legitimo direi mesmo necessário criar condições para que as pessoas adquiram hábitos de leitura e passem a utilizar a Biblioteca coo um espaço de encontro, de lazer, de aproveitamento de algum tempo livre .
A nova biblioteca ficará situada na zona próxima da Escola EB Dr. Bissaia Barreto junto à futura Praça da Notabilidade.
Para além da zona de leitura e de consulta para adultos e zona de leitura infantil, terá ainda uma cafetaria com acesso aos jornais e revistas, vários postos de Internet, secção de audiovisuais e um auditório que poderá ser utilizado para espectáculos, conferências, palestras e outras actividades.
O projecto encontra-se em exposição no 1º andar do edifício da Câmara Municipal e vale a pena dar uma vista de olhos por lá... Fica aqui a sugestão.
Cristina Bernardo