Percursos Pedestres - PR4 - Rota Terras de Peralta

A história de Pera, porventura um dos lugares mais antigos do território, funde-se numa trilogia épica, gloriosa e apaixonante.

A história de Pera, porventura um dos lugares mais antigos do território, funde-se numa trilogia épica, gloriosa e apaixonante.
Desde o imaginário da lenda da Princesa Peralta, ao préstimo do seu nome à ribeira que se assume como espinha dorsal de Castanheira de Pera, não esquecendo os distintos filhos da terra que reclamaram a justiça de D. Afonso V na resolução de diferendo pela utilização dos baldios. Se associarmos à herança cultural (material e imaterial), a majestosidade do património natural que se estende pelas margens da ribeira de Pera, ladeada por levadas, moinhos e parcelas agrícolas, encontramos o cenário perfeito para uma viagem memorável.

O percurso, circular, inicia-se junto à Capela de Pera, próximo do Grémio Recreativo União Perense.
Cruzando o asfalto, a escadaria atravessa o parque de merendas, antes de uma travessa apertada desaguar junto do arvoredo monumental. Descendo o caminho, ladeado por vegetação e pela muralha em xisto, junto à barroca, um pequeno desvio conduz a um anfiteatro mágico. Com o moinho de rodízio como cicerone, junto ao Poço dos Amaros, a ampulheta paralisa. É tempo de parar, relaxar e conectar com a natureza.
De regresso ao percurso, a levada marca o início de uma incursão pelo interior da ribeira de Pera, seguindo pela artéria que alimenta os campos de cultivo. No coração de
Pera, um novo desvio convida a conhecer um dos patrimónios mais antigos do território: a capela velha, datada do século XVII.

 


Retornando ao percurso, cruzando o património edificado, o empedrado conflui na tranquilidade da ribeira.Transpondo a ponte, o trilho percorre Botelhas, onde nova
passagem sobre o curso de água leva ao interior da mancha florestal. Com vista sobre a Safra, à passagem por alguns gigantes verdes, o casario denuncia o retorno a Pera para, após a antiga escola primária, regressar ao ponto de partida.

 

    Aceder ao panfleto para mais informações

O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa