Data da notícia: 17 Março 2023

CASTANHEIRA EM MOVIMENTO - REVISTA MUNICIPAL N.º4

"Fazendo uma breve retrospetiva da extensão do primeiro ano de mandato, 2022 marcou um ponto de viragem na história do nosso Concelho, visível nos sinais de esperança, no entusiasmo e no bom ânimo dos castanheirenses e materializado em novos projetos, obras e iniciativas."

Desde logo, patente na programação da agenda de animação turística e cultural sob o mote Viva Castanheira Todo o Ano, como sejam o enorme sucesso do Festival Gastronómico, o relançamento da Feira da Juventude e a homologação e novos traçados de trilhos e percursos pedestres, entre outros. E quisemos ir mais longe, combinando a
valorização do património natural e cultural, com destaque para as memórias dos lanifícios e o barrete, com a promoção diferenciadora de novos produtos e marcas turísticas.

Assumimos, com responsabilidade, as transferências de competências nas áreas da saúde, educação e ação social, com melhorias óbvias na qualidade dos serviços.

Várias são as obras de melhoramento e requalificação empreendidas ou projetadas para as aldeias, desde a beneficiação dos arruamentos à preparação de candidaturas para a criação de “condomínios de aldeia” e para a reabilitação urbana.
Imprimimos uma nova dinâmica na forma de informar, comunicar e divulgar, com destaque para o lançamento da revista municipal Castanheira em Movimento.
Numa visão prospetiva para 2023, manteremos o foco na execução de políticas e projetos que potenciem o aproveitamento dos recursos e potencialidades do território, com o objetivo de captar novos investimentos empresariais, fixar novas famílias, gerar mais riqueza e melhor redistribuir os rendimentos. Para tanto, daremos início às obras de reconversão dos pavilhões industriais da Barros III e da Retorta num moderno condomínio empresarial, havendo já várias manifestações de interesse de potenciais investidores.

Face à importância do fator energético na competitividade das empresas e dos territórios, levaremos por diante o projeto-piloto para o reaproveitamento do potencial hidroelétrico da nossa Ribeira, a par da criação de uma Comunidade de Energias Renováveis.

Continuaremos a aposta na valorização do património natural, investindo de forma original no inventário do Arvoredo Monumental e estará na agenda de 2023 a requalificação e beneficiação da envolvente do Poço Corga, assim como arranjos e melhoramentos em vários espelhos de água.
A requalificação do Largo do Vidoiro, no Coentral, pretende de igual modo valorizar o património histórico e cultural dedicado à memória do Neveiro. Indo mais longe, a criação da Rota do Gelo, ligando os Poços da Neve à Real Fábrica do Gelo de Montejunto, através da recente assinatura do protocolo de colaboração com o município do Cadaval dará um novo impulso na dinamização do potencial turístico que nos oferece a Serra da Lousã.

A promoção do desporto passará pela melhoria, reabilitação e reconversão funcional de espaços e equipamentos municipais, dos quais destaco a construção de campos de padel nas instalações desportivas da Praça da Notabilidade assim como a renovação e regeneração urbanística da entrada da Vila através da criação do Parque Verde – um novo espaço de fruição pública convidativo à dinamização de atividades de lazer e bem-estar, complementado com a requalificação e beneficiação do Pavilhão Desportivo, que passará a ter a designação de Pavilhão Multiusos da Retorta, o arranjo dos espaços envolventes ao Campo de Futebol e a construção de um moderno Parque de Autocaravanas.
Porque achamos que os munícipes devem ter um papel mais ativo e participativo na construção do futuro de Castanheira de Pera, contamos com o contributo de novas ideias, projetos e iniciativas a inscrever no Orçamento Participativo, que terá este ano a primeira edição.

Para concretizar estes e outros projetos contamos com o empenho e dedicação dos colaboradores da Autarquia e da empresa municipal Prazilândia, assim como a mais-valia do trabalho colaborativo empreendido com os parceiros locais – as empresas, as associações e as IPSS.

LER ONLINE