site

  Intranet | Webmail | Mapa do Site | Ficha Técnica

Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017


Página Oficial da Freguesia do Coentral

Página Oficial da Freguesia de Castanheira de Pera




  Início » Turismo e Lazer » Museus » Casa do Tempo  Voltar  


:. C A S A   D O   T E M P O .:
(Posto de Turismo)


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de CastCasa do Tempo em Castanheira de Peraanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.
Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

O edifício, da autoria do Arquitecto Paulo Pedroso, é composto por duas salas apartadas pelo espaço de recepção, as quais procuram reproduzir uma noção de tempo, nomeadamente através de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado e futuro, justificando-se assim o nome atribuído a este espaço museológico.

A primeira sala alberga a exposição permanente, dedicada ao jornal local O Castanheirense e num plano mais abrangente, à Tipografia. Por seu lado, a sala 2, denominada sala de exposições temporárias, visa ser palco de diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.

:: Exposição ::  
 

Como vem sendo hábito, todos os meses a Casa do Tempo continua a ser palco de novas exposições e, por conseguinte, procura surpreender o público com uma diversidade de propostas que promovam a divulgação da arte e da cultura contemporânea.

Assim sendo, no que toca ao mês de Junho, o objectivo da Casa do Tempo é levá-lo a conhecer a obra de Souto Moniz e a contemplar de perto as ideias e emoções que definem a pintura desta artista e que realçam a sua popularidade no círculo artístico.
Natural de Angola e a residir em Cantanhede, Souto Moniz formou-se em Línguas e Literaturas mas, nestes últimos anos, arte do seu tempo é especialmente dedicado ao prazer de pintar. Autodidacta na expressão plástica, Souto Moniz tem percorrido o caminho da pintura em busca do seu próprio estilo e, a sua contínua curiosidade, já a levou a experimentar um pouco de tudo. Do desenho ao óleo, do acrílico, ao grafite, do marcador ao crayon, das técnicas mistas à pintura em tecido e à ilustração, esta artista procurou conhecer a função pictórica no seu essencial. A evolução como pintora passou a ser a sua prioridade máxima e as cores e linhas são, em definitivo, os componentes que lhe permitem dar sentido à sua arte. É através contornos tenazmente desenhados e das tintas que Souto Moniz consegue criar uma série de telas e quadros onde, de forma harmoniosa, vão surgindo figuras, paisagens e outros elementos permanente bordados pela pintora durante os seus momentos criativos.

Protagonizando mais uma exibição individual, Souto Moniz marcará também a sua passagem por Castanheira de Pera com um exposição que ultrapassa as expectativas e que não passará despercebida na Casa do Tempo de 7 de Junho a 1 de Julho mas, em conformidade com o novo horário, ou seja, de Terça a Domingo das 13h30 às 22h00 (incluindo feriados).
Casa do Tempo / Sónia Tomás

Souto Moniz

«A proposta de arte de Souto Moniz será talvez uma pintura quente em busca de amadurecimento. Nada traz de inovador, nem por técnicas nem por temas, mas também não o pretende. Os objectivos são apenas a expressão do prazer da cor e da forma. Satisfaz-se com o repouso do olhar e com o estímulo da imaginação.
Os óleos e os acrílicos estendem-se em referências extraídas da velha África-Mãe, tão distante e tão próxima, que se associa às linhas e aos movimentos dos heróis da banda desenhada. Juntam-se-lhe, ainda, as metáforas vindas da Literatura e a influência de entidades de várias mitologias do planeta. Por vezes, as formas, quase exclusivamente humanas e predominantemente femininas, surgem envoltas em cenários e vestes com texturas que se expandem para além dos limites bidimensionais da tela. A paleta de cores é, quase sempre, quente e intensa, ainda que, ocasionalmente a alma chame os tons monótonos, sem contrastes, monocromáticos e repousantes para o olhar.
O rosto feminino assume-se como uma presença consciente e constante e o corpo estende-se em formas torneadas e sinuosas. Ora suavizada por pinceladas diluídas, ora esculpida pela densidade das manchas de cor contrastantes, ergue-se a beleza ou mistério mineral. Por vezes, um corpo masculino adentra o espaço da tela, companheiro e visitante.
Em alguns trabalhos, a natureza começou a libertar-se das formas humanas e as paisagens começaram a estender-se, permanecendo como marca humana apenas o olhar que as tece. Por outro lado, esse mesmo olhar começou a desconstruir os motivos e as formas.
Ainda assim, na pintura de Souto Moniz , o que permanece , em essência , é o feminino, objecto e sujeito.»

Exposições Anteriores

------

:: Contactos ::
Casa do Tempo
Rua Dr. José Fernandes de Carvalho
3280-039 Castanheira de Pera

Tel.: 236 432 799
E-mail: casadotempo@praiadasrocas.com


:: Horário ::
Terça a Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(excepto feriado de Natal e de Passagem de ano)

 

Última Actualização: dezembro de 2016



.: O Tempo :.
.: PEPAL :.

Click para entrar

.: PDM :.

Click para entrar

 
.: Praia das Rocas :.

Click para entrar no Site Oficial da Praia das Rocas

.: Parque de Estacionamento
e Área de Serviço para Autocaravanas :.
Saiba Mais
.: Votação :.
O que acha da nova imagem do Município?
Gosto bastante !
Muito interessante !
É preciso Inovar !
Razoável !

votações anteriores
.: Ligações :.
Directório de Empresas
Ligações Institucionais
Mapa do Portal do Município
.: Casa do Tempo :.

Mais exposições
.: Portugal sem fogos :.
.: REDE DE BIBLIOTECAS DE MONSALUDE :.

Censos 2011

.: EDITAL - FORNECIMENTO DE ÁGUA :.

FORNECIMENTO DE ÁGUA - RESTITUIÇÃO DE CAUÇÕES

.: CENSOS 2011 :.

Censos 2011

.: Compras Públicas :.

Compras Públicas

.: PmatE :.

Iniciativa Emprego 2010

.:  :.

Projeto de Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia do Município de Castanheira de Pêra

.: SOS CRIANÇA :.

LIGA 116111
Gratuito
Anonimo
e Confidencial

2ª a 6ª f das 9h as 19h
soscrianca@iacrianca.pt

.: PORTAL SNS :.

PORTAL SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

.: LIVRO RECLAMAÇÕES :.

LIVRO DE RECLAMAÇÕES ONLINE

 




     
© 2006 - 2017 Município de Castanheira de Pera - Todos os Direitos Reservados
Optimizado para N 7.2+ e IE 6+ a uma resolução mínima de 800 X 600