site

  Intranet | Webmail | Mapa do Site | Ficha Técnica

Domingo, 23 de Abril de 2017


Página Oficial da Freguesia do Coentral

Página Oficial da Freguesia de Castanheira de Pera




  Início » Turismo e Lazer » Museus » Casa do Tempo  Voltar  


:. C A S A   D O   T E M P O .:
(Posto de Turismo)


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de CastCasa do Tempo em Castanheira de Peraanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.
Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

O edifício, da autoria do Arquitecto Paulo Pedroso, é composto por duas salas apartadas pelo espaço de recepção, as quais procuram reproduzir uma noção de tempo, nomeadamente através de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado e futuro, justificando-se assim o nome atribuído a este espaço museológico.

A primeira sala alberga a exposição permanente, dedicada ao jornal local O Castanheirense e num plano mais abrangente, à Tipografia. Por seu lado, a sala 2, denominada sala de exposições temporárias, visa ser palco de diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.

:: Exposição ::  
 

Fernanda Claro

Apesar de ser natural de Castanheira de Pera, mais concretamente da freguesia do Coentral Grande, Fernanda Claro encontra-se a viver em Lisboa e é nesta cidade que procura conciliar a sua actividade empresarial com a necessidade de dar expressão ao seu mundo de cor. Arrebatada pela representação pictórica, Fernanda Claro avança sabiamente para o exercício de manusear os pincéis e faz fluir na superfície da porcelana ou da tela os fundamentos plásticos e estéticos que abrem caminho a audaciosas e variadas criações. A mescla de tonalidades e a intensidade das temáticas ligadas à natureza conferem à sua pintura uma dimensão única onde a firmeza do traço, a dinâmica das cores e a maturidade da execução se encontram de forma coerente e incessante. Cada uma das suas obras encaixa em si o vigor e o empenho com que Fernanda Claro se entrega à pintura e o sucesso obtido nas inúmeras exposições que tem protagonizado fazem, definitivamente, da sua arte uma excelente referência no universo artístico.

Manuela Machado

Nascida a 26 de Junho de 1944 em Mafra, Manuela Machado tem vindo a desvendar o seu fascínio pela criação artística de forma gradual. O trabalho que desenvolve na área da decoração de interiores aguçou-lhe o interesse pelo mundo das artes e, no decorrer de 2007, Manuela arriscou-se também a dar as suas primeiras pinceladas. Guiando-se pelos ensinamentos que absorve nas visitas a exposições e pelas pesquisas que efectua, esta autodidacta permite-se emergir no acto de pintar e permear o branco da tela com figuras, paisagens e símbolos que percorrem o seu universo imaginário. Assim, a sua pintura impõe-se pela confluência sensível de cores e temas resgatados de diferentes fontes e é na exploração arrojada do óleo, do acrílico, do pastel ou da aguarela que Manuela Machado expande o seu entusiasmo pelos exercícios de criação cromática e que, dia após dia, vai inscrevendo também nos seus trabalhos uma feição própria e susceptível de cativar o olhar daqueles que agora começam a apreciar a sua obra.

Olga Bento

Olga Bento nasceu em Lisboa em 1946 e, desde jovem, que mantém uma relação especial com as artes. Por conseguinte, e a par de uma carreira de 30 anos ao serviço da Portugal Telecom, Olga Bento cuidou também de prosseguir a sua vocação artística. A dedicação e frequência de alguns cursos ajudaram-na a dominar novas técnicas de concretização plástica e a diversificar o seu universo de criações. Dos arraiolos à pintura em azulejo, passando ainda pela bijutaria e pela pintura em tela, faiança ou tecido, esta artista move-se entre os mais variados caminhos para expressar a essência da sua criatividade. Portanto, não há dúvida que as artes fazem parte do seu quotidiano e é entre o exercício de criar diferentes composições, as exposições realizadas ao longo dos últimos anos ou as aulas de pintura que ministra na Associação de Apoio Social da Portugal Telecom que Olga Bento fortalece a sua paixão pela prática artística e nos brinda com um reportório de obras pictóricas e decorativas que, em última análise, testemunham o fecundo e versátil percurso de uma artista cujo talento é inegável.

Exposições Anteriores

------

:: Contactos ::
Casa do Tempo
Rua Dr. José Fernandes de Carvalho
3280-039 Castanheira de Pera

Tel.: 236 432 799
E-mail: casadotempo@praiadasrocas.com


:: Horário ::
Terça a Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(excepto feriado de Natal e de Passagem de ano)

 

Última Actualização: dezembro de 2016



.: O Tempo :.
.: PEPAL :.

Click para entrar

.: PDM :.

Click para entrar

 
.: Praia das Rocas :.

Click para entrar no Site Oficial da Praia das Rocas

.: Parque de Estacionamento
e Área de Serviço para Autocaravanas :.
Saiba Mais
.: Votação :.
O que acha da nova imagem do Município?
Gosto bastante !
Muito interessante !
É preciso Inovar !
Razoável !

votações anteriores
.: Ligações :.
Directório de Empresas
Ligações Institucionais
Mapa do Portal do Município
.: Casa do Tempo :.

Mais exposições
.: Portugal sem fogos :.
.: Rede Wireless :.
.: EDITAL - FORNECIMENTO DE ÁGUA :.

FORNECIMENTO DE ÁGUA - RESTITUIÇÃO DE CAUÇÕES

.: CENSOS 2011 :.

Censos 2011

.: Compras Públicas :.

Compras Públicas

.: PmatE :.

Iniciativa Emprego 2010

.: Recrutamento :.

Recrutamento Marinha

.: SOS CRIANÇA :.

LIGA 116111
Gratuito
Anonimo
e Confidencial

2ª a 6ª f das 9h as 19h
soscrianca@iacrianca.pt

.: PORTAL SNS :.

PORTAL SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

 




     
© 2006 - 2017 Município de Castanheira de Pera - Todos os Direitos Reservados
Optimizado para N 7.2+ e IE 6+ a uma resolução mínima de 800 X 600