site

  Intranet | Webmail | Mapa do Site | Ficha Técnica

Domingo, 23 de Abril de 2017


Página Oficial da Freguesia do Coentral

Página Oficial da Freguesia de Castanheira de Pera




  Início » Turismo e Lazer » Museus » Casa do Tempo  Voltar  


:. C A S A   D O   T E M P O .:
(Posto de Turismo)


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de CastCasa do Tempo em Castanheira de Peraanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.
Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

O edifício, da autoria do Arquitecto Paulo Pedroso, é composto por duas salas apartadas pelo espaço de recepção, as quais procuram reproduzir uma noção de tempo, nomeadamente através de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado e futuro, justificando-se assim o nome atribuído a este espaço museológico.

A primeira sala alberga a exposição permanente, dedicada ao jornal local O Castanheirense e num plano mais abrangente, à Tipografia. Por seu lado, a sala 2, denominada sala de exposições temporárias, visa ser palco de diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.

:: Exposição ::  
 

ARTUR FRANCO – O Pintor do Povo e da Luz

Pintor de reconhecido mérito, Artur Franco apresenta uma pintura que retrata essencialmente aquilo que a percepção sensorial do artista vê, ou seja, uma pintura sobre a qual paira a influência do naturalismo e do impressionismo e onde o apreço pela obra de Silva Porto e de Monet serve também de inspiração para este leiriense tecer os exponentes gerais da sua arte e traçar a sua maneira de operar os meios pictóricos.
Artur Franco serve-se particularmente do óleo e da aguarela para capturar a luz e o movimento da realidade que o envolve e é a partir do prazer de manipular estes recursos que prossegue a sua vocação artística e que faz eclodir na tela uma pintura que se notabiliza pela sua vertente naturalista e figurativa. As paisagens citadinas ou rurais, a natureza e a figura humana coabitam inevitavelmente como assuntos centrais da sua produção pictórica e as suas composições enriquecem-se de pinceladas abertas que lhe conferem uma profundidade e uma força expressiva notória.
Com uma aptidão que brota instintivamente, Artur Franco tornou-se um observador sensível das nossas aldeias, cidades e gentes e a sua preocupação é registar a luz, a cor e a essência que se eleva dos contrastes da natureza, do aspecto momentâneo de uma cidade ou da leveza de um rosto. Assim, torna-se fácil perceber porque este leiriense é considerado um pintor do povo e da luz… as suas obras nascem do amor do artista pela vida e confirmam, em definitivo, o talento e a sensibilidade plástica de um homem que há cerca de vinte anos trocou o mundo da publicidade pelo mundo dos pincéis e das tintas.
Na vivência dos quarenta, Artur Franco decidiu estrear-se também nas andanças pictóricas e, de ano para ano, foi desenvolvendo o seu gosto pelo desenho e pela pintura e conquistando uma firmeza técnica excepcional no domínio do seu ofício. A sua entrega total à pintura, permitiu-lhe alcançar a maturidade pictural necessária para imprimir nos seus trabalhos uma feição própria. Fiel aos seus sentimentos e concepções, Artur Franco transformou a sua pintura numa espécie de painel de apresentação dos lugares e pessoas que fazem parte do seu quotidiano e, a representação dessa beleza simples e natural, mostram-nos também o encanto de um artista que procura criar registos pictóricos com valores estéticos e afectivos susceptíveis de cativar a atenção.
A espontaneidade da sua pintura assegura-lhe o crescente destaque que o seu trabalho detém no meio artístico nacional e estrangeiro e, mesmo depois de já ter protagonizado dezenas de exposições e de ter criado centenas de quadros, este leiriense continua a manter o intenso anseio de fazer da sua pintura uma arte que exteriorize cor, alegria, vivacidade e que seja acessível a todos.

Exposições Anteriores

------

:: Contactos ::
Casa do Tempo
Rua Dr. José Fernandes de Carvalho
3280-039 Castanheira de Pera

Tel.: 236 432 799
E-mail: casadotempo@praiadasrocas.com


:: Horário ::
Terça a Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(excepto feriado de Natal e de Passagem de ano)

 

Última Actualização: dezembro de 2016



.: O Tempo :.
.: PEPAL :.

Click para entrar

.: PDM :.

Click para entrar

 
.: Praia das Rocas :.

Click para entrar no Site Oficial da Praia das Rocas

.: Parque de Estacionamento
e Área de Serviço para Autocaravanas :.
Saiba Mais
.: Votação :.
O que acha da nova imagem do Município?
Gosto bastante !
Muito interessante !
É preciso Inovar !
Razoável !

votações anteriores
.: Ligações :.
Directório de Empresas
Ligações Institucionais
Mapa do Portal do Município
.: Casa do Tempo :.

Mais exposições
.: Portugal sem fogos :.
.: Rede Wireless :.
.: EDITAL - FORNECIMENTO DE ÁGUA :.

FORNECIMENTO DE ÁGUA - RESTITUIÇÃO DE CAUÇÕES

.: CENSOS 2011 :.

Censos 2011

.: Compras Públicas :.

Compras Públicas

.: PmatE :.

Iniciativa Emprego 2010

.: Recrutamento :.

Recrutamento Marinha

.: SOS CRIANÇA :.

LIGA 116111
Gratuito
Anonimo
e Confidencial

2ª a 6ª f das 9h as 19h
soscrianca@iacrianca.pt

.: PORTAL SNS :.

PORTAL SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

 




     
© 2006 - 2017 Município de Castanheira de Pera - Todos os Direitos Reservados
Optimizado para N 7.2+ e IE 6+ a uma resolução mínima de 800 X 600