site

  Intranet | Webmail | Mapa do Site | Ficha Técnica

Terça-feira, 26 de Setembro de 2017


Página Oficial da Freguesia do Coentral

Página Oficial da Freguesia de Castanheira de Pera




  Início » Turismo e Lazer » Museus » Casa do Tempo  Voltar  


:. C A S A   D O   T E M P O .:
(Posto de Turismo)


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de CastCasa do Tempo em Castanheira de Peraanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.
Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

O edifício, da autoria do Arquitecto Paulo Pedroso, é composto por duas salas apartadas pelo espaço de recepção, as quais procuram reproduzir uma noção de tempo, nomeadamente através de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado e futuro, justificando-se assim o nome atribuído a este espaço museológico.

A primeira sala alberga a exposição permanente, dedicada ao jornal local O Castanheirense e num plano mais abrangente, à Tipografia. Por seu lado, a sala 2, denominada sala de exposições temporárias, visa ser palco de diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.

:: Exposição ::  
 

Depois de uma viagem pelo mundo do pão, a Casa do Tempo está de volta com outras propostas e o mês Outubro irá destacar-se certamente pela abertura de uma exposição que privilegia a arte de pintar e os resultados que a nossa convidada tem para nos revelar com a sua abordagem pictórica.

Na jovialidade dos sessenta, Maria Alice Marques não esconde um interesse especial pelas artes, e o tempo livre permite-lhe agora dedicar-se a novas ideias e seguir um projecto onde a magia das tintas e dos pincéis estão em evidência. Facilmente se percebe que as paisagens e as naturezas mortas são os temas de eleição desta autora e, ao olhar algumas das suas criações, sente-se também que a sua pintura possui uma graça muito própria.

Em três anos, Maria Alice Marques tornou-se hábil em trabalhar com diferentes técnicas de pintura e é sobre a tela, o tecido ou a madeira que esta artista se compraz a tecer composições plenas de cor, de tons fortes ou suaves, que de modo natural realçam determinadas imagens e dão origem a um reportório de obras esteticamente apelativas.

Pronta para protagonizar a sua primeira exposição, Maria Alice Marques promete então surpreender-nos com um conjunto muito especial de trabalhos que escolheu para apresentar na Casa do Tempo de 5 a 21 de Outubro, mais concretamente de Terça a Sexta das 10h00 às 19h00 e Fins-de-semana ou Feriados das 10h00 às 13h00 – 14h00 às 18h00.


Maria Alice Marques

Natural da vila Lousã onde nasceu em 1947, Maria Alice Gonçalves Marques passou grande parte da sua infância e adolescência no concelho de Castanheira de Pera, local para onde veio viver com apenas um ano de idade. Mais tarde, em 1968, Maria Alice vai para Lisboa e é lá que acaba por fixar a sua residência e por se tornar empresária do ramo alimentar.

Depois de vários anos a debater-se com a falta de tempo para se dedicar a outras actividades, Maria Alice tomou consciência de que era altura de se aventurar em novas experiências e, há cerca de três anos, resolveu iniciar-se na arte pictórica. Como autodidacta, ela foi procurando exercitar algumas ideias que tinha em mente e os primeiros resultados da sua habilidade começaram a surgir com pequenos trabalhos que usava para decorar a sua casa ou oferecer a alguns familiares. Agradada com o que havia criado, Maria Alice deixou-se levar pelo prazer de contrastar as cores e texturas das tintas e, entre um quadro e outro, desafiou-se a desvendar o poder da pintura e a executar uma série de técnicas. Assim, após colocar em prática a pintura sobre tecido e madeira, esta artista encontra-se agora envolvida em novas composições e usa agora a tela e o óleo como suporte para representar aquilo que observa ao seu redor.

No fundo, Maria Alice pinta em função daquilo que sente e, o seu gosto pela pintura, faz com que seja cada vez mais exigente e que, dia após dia, coloque à prova os seus conhecimentos de modo a conseguir promover um trabalho que, pelo seu rigor e qualidade artística, merece também ser divulgado junto do grande público.

Exposições Anteriores

------

:: Contactos ::
Casa do Tempo
Rua Dr. José Fernandes de Carvalho
3280-039 Castanheira de Pera

Tel.: 236 432 799
E-mail: casadotempo@praiadasrocas.com


:: Horário ::
Terça a Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(excepto feriado de Natal e de Passagem de ano)

 

Última Actualização: dezembro de 2016



.: O Tempo :.
.: PEPAL :.

Click para entrar

.: PDM :.

Click para entrar

 
.: Praia das Rocas :.

Click para entrar no Site Oficial da Praia das Rocas

.: Parque de Estacionamento
e Área de Serviço para Autocaravanas :.
Saiba Mais
.: Votação :.
O que acha da nova imagem do Município?
Gosto bastante !
Muito interessante !
É preciso Inovar !
Razoável !

votações anteriores
.: Ligações :.
Directório de Empresas
Ligações Institucionais
Mapa do Portal do Município
.: Casa do Tempo :.

Mais exposições
.: Portugal sem fogos :.
.: REDE DE BIBLIOTECAS DE MONSALUDE :.

Censos 2011

.: EDITAL - FORNECIMENTO DE ÁGUA :.

FORNECIMENTO DE ÁGUA - RESTITUIÇÃO DE CAUÇÕES

.: CENSOS 2011 :.

Censos 2011

.: Compras Públicas :.

Compras Públicas

.: PmatE :.

Iniciativa Emprego 2010

.:  :.

Projeto de Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia do Município de Castanheira de Pêra

.: SOS CRIANÇA :.

LIGA 116111
Gratuito
Anonimo
e Confidencial

2ª a 6ª f das 9h as 19h
soscrianca@iacrianca.pt

.: PORTAL SNS :.

PORTAL SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

.: LIVRO RECLAMAÇÕES :.

LIVRO DE RECLAMAÇÕES ONLINE

 




     
© 2006 - 2017 Município de Castanheira de Pera - Todos os Direitos Reservados
Optimizado para N 7.2+ e IE 6+ a uma resolução mínima de 800 X 600