site

  Intranet | Webmail | Mapa do Site | Ficha Técnica

Quinta-feira, 30 de Março de 2017


Página Oficial da Freguesia do Coentral


Página Oficial da Freguesia de Castanheira de Pera




  Início » Turismo e Lazer » Museus » Casa do Tempo  Voltar  


:. C A S A   D O   T E M P O .:
(Posto de Turismo)


Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de CastCasa do Tempo em Castanheira de Peraanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.
Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

O edifício, da autoria do Arquitecto Paulo Pedroso, é composto por duas salas apartadas pelo espaço de recepção, as quais procuram reproduzir uma noção de tempo, nomeadamente através de traços arquitectónicos que revelam impressões associadas à ideia de passado e futuro, justificando-se assim o nome atribuído a este espaço museológico.

A primeira sala alberga a exposição permanente, dedicada ao jornal local O Castanheirense e num plano mais abrangente, à Tipografia. Por seu lado, a sala 2, denominada sala de exposições temporárias, visa ser palco de diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.

:: Exposição ::   Fotos da Exposição
 



«Num primeiro olhar somos confrontados com uma forte intensidade de cor, mas que não agride.
Quando observamos melhor, vemos as várias camadas de tinta, as texturas e raspagens, as camadas de cores transparentes por cima de vários registos de “coisas” que se iniciaram, mas acabaram por ficar como elementos para a construção da pintura, que por vezes inscreve animais, plantas ou pessoas também sobrepostas ou por transparências, que se impõem ou se adivinham, num processo de selecção que a autora define enquanto constrói cada uma das suas obras. A obra parece terminada quando o resultado desse processo se impõe como o único naturalmente possível. Como algo que sempre tivesse existido.
No entanto, não é simples o caminho que se percorre na construção de uma obra, para que aos outros, quando a observam, ela lhes pareça fácil.
A pintura da Teresa Rodrigues vive no intervalo do que é intenso, mas também suave, do que parece simples mas também complexo, entre o construído e o naturalmente possível. Uma ambiguidade resultante da sua necessidade de experienciar sensações primordiais. E esse gosto chega-nos, mesmo num primeiro olhar.»
Isabel Azevedo - Professora Catedrática de Pintura / Artista plástica


Nascida em Luanda em 1971, Teresa Rodrigues cedo deixou transparecer uma vontade crescente de se juntar ao meio artístico e, hoje em dia, pode-se dizer que a arte ocupa um lugar muito especial na sua vida.

Licenciada em pintura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, Teresa Rodrigues é uma artista em plena construção e, como tal, não se contenta com o conhecido ou com as técnicas que domina. Esta pintora procura oferecer ao público muito mais do que uma arte imediata ou estática e a sua pintura revela-se, acima de tudo, um meio de recriação da realidade e um local de reencontro com as essências da vida. É através dos pincéis e das tintas que Teresa questiona aquilo que a rodeia e que, por conseguinte, desenvolve novas formas de ver, de sentir e de expressar diferentes situações do quotidiano.

É fácil perceber que Teresa Rodrigues tem uma maneira muito própria de abordar certas temáticas e, ao praticar a sua arte, esta pintora cuida sobretudo de resgatar pensamentos ou figurações que, entre tons apelativos e pinceladas controladas, evoluem na superfície trabalhada da tela até ganharem um nova vida e sentido. No fundo, a pintura acaba por lhe permitir espelhar o seu saber e construir cenários singulares dominados por pessoas, animais e pequenos apontamentos que nos impressionam particularmente pela sua intensidade poética e cromática.

Possuidora de um reportório artístico bastante vasto, Teresa habituou o espectador a contemplar resultados fora do comum e, esta ideia de seguir um percurso pessoal e distante de qualquer preocupação com catalogações, tem facilitado também a sua aproximação com o público, gerando cada vez mais admiradores da sua pintura.

Exposições Anteriores

------

:: Contactos ::
Casa do Tempo
Rua Dr. José Fernandes de Carvalho
3280-039 Castanheira de Pera

Tel.: 236 432 799
E-mail: casadotempo@praiadasrocas.com


:: Horário ::
Terça a Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(excepto feriado de Natal e de Passagem de ano)

 

Última Actualização: dezembro de 2016



.: O Tempo :.
.: PEPAL :.

Click para entrar

.: PDM :.

Click para entrar

 
.: Praia das Rocas :.

Click para entrar no Site Oficial da Praia das Rocas

.: Parque de Estacionamento
e Área de Serviço para Autocaravanas :.
Saiba Mais
.: Votação :.
Em 2016 pensa visitar Castanheira de Pera ?
Sim
Não
Ainda não sei

votações anteriores
.: Ligações :.
Directório de Empresas
Ligações Institucionais
Mapa do Portal do Município
.: Casa do Tempo :.

Mais exposições
.: Portugal sem fogos :.
.: Rede Wireless :.
.: EDITAL - FORNECIMENTO DE ÁGUA :.

FORNECIMENTO DE ÁGUA - RESTITUIÇÃO DE CAUÇÕES

.: CENSOS 2011 :.

Censos 2011

.: Compras Públicas :.

Compras Públicas

.: PmatE :.

Iniciativa Emprego 2010

.: Recrutamento :.

Recrutamento Marinha

.: SOS CRIANÇA :.

LIGA 116111
Gratuito
Anonimo
e Confidencial

2ª a 6ª f das 9h as 19h
soscrianca@iacrianca.pt

.: PORTAL SNS :.

PORTAL SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

 




     
© 2006 - 2017 Município de Castanheira de Pera - Todos os Direitos Reservados
Optimizado para N 7.2+ e IE 6+ a uma resolução mínima de 800 X 600