Percursos Pedestres - Pelos Encantos da Vila

O percurso sugerido permite um breve contacto com a pacata Vila de Castanheira de Pera, dando a conhecer um pouco da sua história e desenvolvimento.

ETAPA 1 – Jardins da Casa da Criança Rainha D. Leonor

É aqui que tem início o percurso " Pelos Encantos da Vila de  Castanheira de Pera". Edificada em 1939, pelo Dr. Bissaya Barreto, médico cirurgião  natural de Castanheira, a Casa da Criança Rainha D. Leonor esteve  inserida num programa de beneficiência levado a cabo em toda a  região centro. Funcionou durante muitos anos em regime de externato e internato; hoje em dia é uma creche  e jardim de infância. Enquadrado num belo jardim, constitui um bom exemplar arquitectónico no estilo de cor e  azulejo que caracteriza a obra do Dr. Bissaya Barreto.

ETAPA 2 – Igreja Matriz de Castanheira de Pera

A Igreja Matriz de Castanheira de Pera foi construída em 1700 e tem  como santo padroeiro S. Domingos. Tem sofrido, ao longo dos tempos, diversas obras de restauro. Actualmente podemos apreciar um conjunto arquitectónico  interessante, com o altar em talha dourada, os azulejos pintados à  mão e o neo- clássico da sua sóbria fachada.

ETAPA 3 – Espelho de Água / Piscinas Fluviais

Este é um dos locais mais aprazíveis da vila. Construídas em xisto, estas piscinas estão enquadradas num cenário onde os campos  agrícolas e a serra se combinam. Ideal para banhos refrescantes no verão.

ETAPA 4 – Zona Pitoresca da Vila

Por ruas e vielas, podemos descobrir uma parte menos explorada da vila onde a arquitectura  típica se revela em ruas estreitas. Após subir a escadaria das piscinas seguimos até ao Largo 4 de Julho, subindo deste até à  Rua Eduardo Silva onde, após 50 metros, descemos uma escadaria que nos leva a um  fontanário municipal e ao frondoso carvalhal conhecido por Vale das Figueiras. Continuando pela escadaria do carvalhal, e por ruelas tão estreitas, apenas para uma pessoa  chegamos ao Souto do Vale descendo à Travessa da Indústria. Aí, voltamos a encontrar uma  escadaria ladeada de vegetação luxuriante, que nos guiará até ao centro da vila.

ETAPA 5 – Zona Antiga da Vila

A zona antiga da Vila é também a mais central; encontramos aí casas dos finais do séc. XIX e  d o início do séc. XX. Foi recentemente calcetada e interdita ao trânsito automóvel. Um aspecto curioso desta zona são as velhas mercearias, que ainda guardam a decoração  original que nos transporta ao passado, com a sua decoração antiga. P odemos também ver a Casa Pimentel, onde em tempos funcionaram os primeiros Paços do  Concelho, actualmente um espaço de exposições. Merecem destaque as janelas ogivais neo- góticas bem como, uma outra peculiaridade, as  elegantes varandas de ferro forjado.

ETAPA 6 – O Mural e as Avenidas Verdes

Seguindo em direcção às Avenidas Verdes podemos apreciar o  Mural em azulejos que representa a história da Vila desde a  Princesa Peralta, o primeiro foral, os tempos do alvor da indústria  têxtil, os ilustres de Castanheira e as perspectivas para o futuro. Indo ao encontro da Ribeira de Pera deparamo-nos com algumas casas apalaçadas que, no  regresso, podemos apreciar mais demoradamente.

ETAPA 7 – A Ponte dos Esconhais e Parque Azul

Deste local podemos observar e sentir a pacatez que se vive na Vila e nos terrenos férteis  atravessados pela Ribeira de Pera, apenas cortada pelo chilrear dos pássaros e o correr das  águas no seu curso sinuoso.

ETAPA 8 – As Casas Apalaçadas

De regresso, a testemunhar tempos áureos da indústria têxtil no concelho, encontramos por  toda a Vila e em particular na Rua João Bebiano, casas apalaçadas representativas da  arquitectura do início do séc. XX. Construídas por proprietários das antigas fábricas texteis, continuam hoje na posse das  mesmas famílias. Ainda poderá repousar no Recanto S. Domingos, o Santo Padroeiro da Freguesia. O passeio termina na Casa da Criança, local onde se iniciou este percurso. 

O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa