Notícias

Data da notícia: 2 Janeiro 2018

CORPO SANTO - Residência de Criação em Castanheira de Pera

Residência de Criação, que consiste no desenvolver de uma peça de Teatro – Corpo Santo - durante 4 dias, com apresentação ao público no último dia - 05/01/2018 – terá lugar também um workshop musical com crianças do secundário.

Corpo Santo é uma performance à moda antiga, um ritual onde se dança e se perde a cabeça.  Os tambores tocam ao lado dos sintetizadores e a festa do Candomblé está presente no eco e na cor dos que dançam. 
É um espectáculo criado por movimentos imaginados, sonhados e até vividos pela coreógrafa Rita Vilhena em Salvador da Bahia e na Amazónia.

A par da residência de criação em Castanheira de Pêra será realizada uma oficina de construção de instrumentos musicais para crianças, a partir de materiais orgânicos e reciclados. 
A música é uma componente essencial no universo transcendente e mágico dos povos indígenas e nos seus rituais religiosos, de socialização, com ligações ancestrais, magia e cura. Está presente em festas comemorativas, sazonais, guerreiras e rituais de passagem. No espectáculo CORPO SANTO estes instrumentos tradicionais nas comunidades indígenas serão usados pelo público como nos seus rituais.
No final da residência será apresentado um ensaio aberto ao público, com conversa no final.

Local: Auditório da Notabilidade

Hora: a partir das 16H00


Ficha artística
Direcção Artística e Coreografia: Rita Vilhena 
Co-Criação e Interpretação: Rita Vilhena e Guilherme da Luz
Composição Musical e Co-criação: Jari Marjamaki  
Composição Musical e Investigação: Celina da Piedade 
Figurinos Carlota Lagido 
Cenografia: Afaina de Jong e Innavisions 
Produção Executiva: Daniela Ribeiro 
Uma produção: Baila Louca e Partícula Extravagante
Residências de Criação: Estúdios Victor Córdon, Lisboa; Companhia Olga Roriz, Lisboa; Associação Luzlinar, Feital; Castanheira de Pêra; Sociedade Musical Capricho Setubalense, Setúbal  
Agradecimentos: Maria Lino (Associação Luzlinar)
Apoios: Olaria Nova e Só Argilas


Projecto Financiado pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Setúbal 

O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa