Empreendedorismo - Manual de Apoio - Restauração

Nos tempos actuais temas como segurança alimentar, higiene dos manipuladores ou higiene e segurança no trabalho têm vindo a alcançar cada vez mais destaque na sociedade. Os estabelecimentos de restauração e bebidas, sendo paralelamente locais de trabalho e de alimentação, necessitam de cumprir determinados requisitos, estipulados por lei, por forma a proteger a saúde pública.

A Câmara Municipal de Castanheira de Pera tenciona auxiliar os estabelecimentos de restauração e bebida no seu normal funcionamento e gestão. Para isso, foi elaborado o Manual de Apoio às Unidades de Restauração e Bebidas, com contribuição de Nuno Miguel Nogueira Tuna Rabiço (Licenciado em Medicina Veterinária), Paulo Lopes (Licenciado em Engenharia Alimentar), M.ª Alexandra Mateus (Licenciada em Saúde Ambiental) e Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal.

Os objectivos principais deste manual são a informação e a sensibilização dos colaboradores dos estabelecimentos deste género e a divulgação dos conhecimentos básicos e fundamentais na área da segurança alimentar e de higiene saúde e segurança no trabalho. Sendo este manual um instrumento de consulta, nele pode-se encontrar referências a temas como HACCP, Autocontrolo, Licenciamento e Segurança, Saúde e Higiene na Indústria de Restauração e Bebidas.

A Câmara Municipal espera que com este trabalho possa contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado nos estabelecimentos do município, de forma a receber condignamente os seus visitantes/turistas e a agradar aos seus habitantes.