Ação Social - Rede Social

Responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço de erradicação da pobreza e da exclusão social em Portugal.

A Rede Social foi criada através de uma Resolução do Conselho de Ministros, em 18 de Novembro de 1997, num contexto de afirmação de uma nova geração de políticas sociais activas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço de erradicação da pobreza e da exclusão social em Portugal.

Novas políticas sociais exigem que também do ponto de vista dos modos como nos organizamos saibamos ir mais além. A Rede Social é apenas um contributo nesse sentido.

Com a adopção desta Resolução, pretende-se fomentar a formação de uma consciência colectiva dos problemas sociais e contribuir para a activação dos meios e agentes de resposta e para a optimização possível dos meios de acção nos locais.

O que se propõe é que em cada comunidade se criem novas formas de conjugação de esforços, se avance na definição de prioridades e que, em suma, se planeie de forma integrada e integradora o esforço colectivo.

Objectivo aparentemente simples, mas que exigira de cada um dos intervenientes um empenho permanente e uma vigilância crítica, na perspectiva de transformar cada programa, cada medida, cada recurso, em factor de crescimento e desenvolvimento, no sentido da eliminação da pobreza e exclusão, no sentido de assegurar para cada cidadão condições de vida em que a igualdade de oportunidades deixe de ser apenas uma bandeira para ser um imperativo da intervenção.


REDE SOCIAL NO CONCELHO DE CASTANHEIRA DE PERA

No ano de 2003, surge a Rede Social no concelho de Castanheira de Pera com a finalidade de erradicar a pobreza e fazer face a exclusão social, promovendo paralelamente o desenvolvimento social.

Para que tal seja possível é necessário fomentar a consciencialização dos problemas sociais incentivando as redes de apoio social de âmbito local, promovendo, quer um trabalho de parceria efectivo e dinâmico que articule os diferentes agentes locais, quer através da promoção das competências e recursos existentes no concelho.

O trabalho de parceria que materializa a Rede Social, assenta na criação do CLAS (Conselho Local de Acção Social) e das CSF's (Comissões Sociais de Freguesia). São estruturas da Rede Social com funcionamento autónomo, constituindo plataformas de planeamento e coordenação da intervenção social, respectivamente, a nível de freguesia e concelhio. No concelho de Castanheira de Pera por existirem apenas duas freguesias, Castanheira de Pera e Coentral, não justificou a criação das CSF's.

A 16 de Julho de 2003 é aprovado o Regulamento Interno e constituído o CLAS.

É composto por um elemento designado por cada uma das entidades a seguir identificadas:

  • Município de Castanheira de Pera;
  • Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Leiria;
  • DGESTE Centro- Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do centro;
  • Centro de Saúde de Castanheira de Pera;
  • Santa Casa da Misericórdia;
  • Cercicaper;
  • União de Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral;
  • Centro Paroquial de Solidariedade Social de Castanheira de Pera;
  • Centro Paroquial de Solidariedade Social do Coentral;
  • Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos.


Do Núcleo Executivo fazem parte as seguintes entidades:

  • Município de Castanheira de Pera;
  • Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Leiria;
  • Educação;
  • Centro de Saúde de Castanheira de Pera;
  • Centro de Emprego de Figueiró dos Vinhos;
  • Cercicaper;
  • Santa Casa da Misericórdia.

Ao CLAS são atribuídas responsabilidades, nomeadamente: organização e funcionamento da Rede Social; criação da equipa técnica para a sua implementação; sinalização de situações de pobreza e exclusão social existentes no concelho; elaboração de um Plano de trabalho anual; realização do Diagnóstico Social, com definição de prioridades e estratégias de intervenção e apresentação de propostas de solução a partir dos recursos locais; emissão de parecer para uma justa cobertura do concelho ao nível de serviços e equipamentos sociais; proposta do plano de acção anual do CLAS/Castanheira de Pera e do respectivo relatório de execução; elaboração do Diagnóstico Social, do Plano de Desenvolvimento Social; montagem do sistema de informação que favoreça a actualização permanente e a partilha de informação; estimular a colaboração activa de outras entidades, públicas ou privadas, na prossecução dos fins do CLAS.


Contactos:
Rua Silva Bernardes
3280-044 Castanheira de Pera 
Tel.: 236 438 664
Fax.: 236 438 665
E-mail: rede.social@cm-castanheiradepera.pt

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30 

O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa