Ação Social - CLAII - Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

Um espaço de informação, descentralizado, que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento.

O CLAII - Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes funciona em espaços de Municípios, Juntas de Freguesia, Paróquias ou ONGs, com um pequeno Gabinete animado por um mediador da instituição anfitriã. Está equipado com um posto informático com acesso à Rede Nacional de Informação ao Imigrante e um telefone.

Para quê?

Esta estrutura, extremamente ágil e leve, tem como missão proporcionar ao imigrante um local de resposta às suas perguntas, ligado ao Sistema Nacional de Informação ao Imigrante, procurando informar e ajudar a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade, contribuindo para uma imagem de um Estado de Direito com rosto humano que, cumprindo a Lei, quer acolher bem.

Para Quem?

O CLAII existe para servir a população imigrante da zona onde esteja instalado, qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia, procurando ajudar a encontrar as respostas aos vários problemas que se lhes possam colocar.

Porque este desafio não se coloca exclusivamente em Lisboa, embora seja aqui que se concentra a maior comunidade de imigrantes, o ACIME tem incentivado a criação de CLAII’s fora das zonas de Lisboa e Porto, onde o acesso a este tipo de informação é muitas vezes mais difícil.

Como funciona e que fontes de informação estão disponíveis?

O atendimento, em todos os CLAII’s, é feito por um animador responsável pelo correcto funcionamento do espaço.

Posto Multimédia: Está disponível para utilização dos utentes, através do mediador, um computador com acesso à Internet – nomeadamente ao www.acime.gov.pt -, para que eventuais dúvidas possam ser esclarecidas através da consulta ou pesquisa de informação. Está igualmente disponível uma impressora para os casos em que seja necessário imprimir formulários ou listas de requisitos para resolver determinado problema.

Telefone SOS Imigrante: É disponibilizado um telefone com acesso directo e exclusivo à linha SOS Imigrante. Esta linha, que conta com um atendimento multilíngue, tem como principal objectivo esclarecer dúvidas ou questões mais complexas que se coloquem ao imigrante.

Folhetos de Informação: São disponibilizados um conjunto de folhetos temáticos em três línguas – português, inglês e russo - , com o objectivo de resumir os pontos chave dos temas com maior relevância para o imigrante: lei da imigração, guia de saúde para o imigrante, reagrupamento familiar, programa de retorno voluntário, ensino, etc..

Quem são os parceiros dos CLAII´ s?

Os CLAII´ s são o resultado de parcerias com várias instituições, organismos e serviços, orientados para o serviço aos imigrantes, entre os quais:

• Associações de Imigrantes
  • Municípios
  • Organizações não Governamentais
  • Paróquias
  • Outras organizações sem fins lucrativos.

Cada um destes organismos e instituições estará ligado ao Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, através de um Protocolo onde estarão estipulados objecto do acordo, regras de atendimento, horário de funcionamento, etc., nomeadamente a garantia de atendimento e aconselhamento aos imigrantes, de acordo com os procedimentos definidos pelo ACIME, num horário mínimo de 5 horas diárias, de 2ª a 6ª feira . É ainda necessária a subscrição da Carta de Ética do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes.

Os animadores dos CLAII´ s, indicados por cada instituição, participaram previamente numa acção de formação, dinamizada pelo ACIME, nas temáticas da Imigração.

Rua Silva Bernardes
3280-044 Castanheira de Pera
Tel.: 236 438 664 (Chamada para a rede fixa nacional)
Fax.: 236 438 665